Detran RJ – Multas, IPVA, CNH – detran.rj.gov.br

ConsultaO Detran RJ (Departamento Estadual de Trânsito) é um dos órgão principais por fazer a fiscalização de todos os veículos no trânsito, mas isso apenas é feito dentro do território brasileiro e por orientar os novos condutores para que tenham uma melhor formação.

Dentro do Brasil o Detran é um grande responsável por ficar sempre de olho nos motoristas nas rodovias e dentro das cidades, monitorando seus movimentos e vendo se cometem alguma infração os punindo de acordo com a lei para que não voltem a cometer o mesmo erro.

Para as pessoas que vão tirar as suas habilitações eles realizam provas e exames psicológicos nestas pessoas para ver se elas realmente estão aptas para dirigirem seus veículo. Caso tenham um mal resultado o Detran RJ automaticamente os reprovam tendo que fazer tudo de novo.

Usabilidade
Dentre todas as funções que o Detran possui sem dúvidas uma de suas mais importantes é a de caçar habilitações que estejam vencidas. E para qualquer que seja a categoria de sua habilitação primeiramente é preciso que tenha a sua permissão para isso, pois eles são os responsáveis por esta tarefa.

[name nome=detran]O Detran RJ

Sua forma de funcionamento é igual a de outros Detran’s, na verdade todos eles agem da mesma maneira, porém cada um tem sua jurisdição que é o seu próprio estado. E bem como já foi dito, ele é um órgão estadual, então faz com que cada estado possua o seu Detran.

Detran RJ

Os julgamentos feitos por estes órgão são muito justos, tanto que ele é um dos que tem mais importância dentro do estado, ainda mais porque possuem a responsabilidade de monitorar o trânsito e fatos que podem afetar a vida de qualquer motorista.

Caso você que está lendo seja um motorista, em certo momento com certeza já deve ter entrado em contato com ele, principalmente na hora de tirar seu CNH, pois eles fiscalizam todo o processo. Atualmente eles fornecem muito apoio para as pessoas para que tenham uma melhor solução para seus problemas de trânsito.

Pensando exatamente em vocês separamos um pequeno post para poder retirar todas as suas dúvidas e especificar o que cada um deles funciona, ainda mais as dúvidas que as pessoas mais tem, que tem relação com o simulado que tantas pessoas querem fazer.

[name nome=site]Site do Detran

O site do Detran Rio de Janeiro é uma grande inovação, que facilitou muito mais a vida das pessoas que antigamente tinham que ir até sua agência mais próxima para que pudessem ser atendidas e acessar as informações que buscavam perdendo muito tempo.

Site Detran RJ

Seu site não foi criado há muito tempo, mas desde então ele vem sendo muito acessado com milhares de acessos todos os dias por muitas pessoas. E isso apenas se deve ao fato de que ele facilita muito mais a vida das pessoas fazendo com que não precisem sair de casa se consultarem.


O site do Detran RJ é muito fácil de ser acessado, e caso tenha interesse em acessar o site, basta acessar o site: www.detranrj.com.br para que possa acessar qualquer informação que desejar, sem ter que sair do conforto de sua casa para pegar trânsito.

Sem contar também que poderá ter acesso aos seguintes dados:

  • Valores das Multas;
  • CNH Suspensa;
  • Recurso de Multa;
  • Lei Seca;
  • Infrações;
  • Leis de Trânsito.

E muitas outras informações que sejam de seu interesse, retirando todas elas para que não reste nada em branco. Muitas pessoas vivem perguntando quais as vantagens de acessar o site, e na verdade elas são muitas.

Então não é preciso que tenha medo de o acessar, porque não é como muitos pensam, eles não vão roubar os seus dados. Este é um site oficial com total segurança, e lembre-se de que é gratuito o seu acesso e qualquer pessoa pode ter acesso a ele.

[name nome=ipva]IPVA

Para as pessoas que andam distraídas e não sabem o que é nem do que se trata, o IPVA “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”, é pago apenas pelas pessoas que possuem qualquer tipo de veículo motorizado, e tem a obrigação de pagar esta taxa.

Detran RJ IPVA

Mas caso ainda não saibam como ele funciona, ele é um tipo de imposto que precisa ser pago todos os anos, e que todos são pagos no começo do ano em janeiro, o seu pagamento é obrigatório, e caso não seja pago a sua carteira de motorista poderá e vai ser suspensa até que pague.

Todos os anos o seu pagamento é feito juntamente com os Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via terrestre. E que sem sombra de dúvidas também é um programa de muita importância, ele é essencial para que haja mais segurança no trânsito evitando os números de acidentes em rodovias e vias públicas.

Assim como o Detran RJ, todos os outros estados também recolhem o dinheiro do IPVA, e 50% deste valor deve ser encaminhado para melhoras nas cidades, já os outros 50% são reembolsados pelo governo, e este dinheiro para a população deve ser muito bem utilizado.

[name nome=multa]Multas

MultasProvavelmente você em algum momento já deve ter recebido uma multa, não importa qual tenha sido o seu motivo, e recorreu à alguma agência para que o pudesse a pagar, pois caso contrário sabe que irá receber um grande juros em seu valor original.

O pior é que estes juros são aumentados a cada dia de atraso em seu pagamento, e em muitas vezes não temos a culpa de atrasar, ainda mais porque as vezes não recebemos nossas multas, sem contar também que nem sabemos que temos a multa, pois não recebemos nenhum tipo de intimação.

Em casos em que a multa não é entregue o correto é que vá até um órgão estadual, como o próprio Detran Rio de Janeiro para que possa recorrer aos seus direitos para que não tenha que pagar um preço tão alto por algo que nem sabia que tinha.

Mas caso este seja o problema você pode entrar no site oficial do Detran para que possa ver se possui mesmo alguma multa pendente, pois também pode ser algum golpe de alguma pessoa que apenas está fazendo isso com outaras pessoas para arrancar o seu dinheiro.

Muita atenção

IPVA 2018Mas prestem muita atenção, pois se você for uma das pessoas que não recebeu a sua multa não pague o valor dos juros incluídos, pois você tem o direito de recorrer e tentar provar que ela não foi entregue, e caso isso aconteça você não precisará pagar, mas sim apenas o seu valor original.

Fique muito atento, pois com a nova lei, as multas aumentaram muito o seu preço, ainda mais multas por velocidade e por conduzir o veículo embriagado, que além de ter um preço muito alto, você corre o risco de acabar sendo preso, sem contar também os pontos que irá levar em sua carteira.

E recentemente foi visto um alto número de multas que foi aplicado por conta de velocidade, imprudência no trânsito e por estacionar em lugares proibidos, e mostraram um índice que cresceu muito nos últimos dias, e acabou fazendo com que o governo lucrasse muito com isso, e isso foi em todo o país e não apenas no Rio de Janeiro.

[name nome=consulta]Consulta Renavam

O Renavam não é um documento como muitas pessoas pensam, mas sim ele é um registro, um número que todo carro possui, que se localiza em sua placa, e sempre que compra um carro novo, este carro já possui um Renavam.

Ele está presente em todo e qualquer veículo, a partir do momento em que ele sai da fábrica ele já ganha o seu registro, ele é como se forre o RG do veículo, e caso ele não o tenha, você corre uma grande chance de ser preso, pois ele vai ser considerado como roubado, podendo te colocar em uma situação bem complicada.

[name nome=cnh]CNH Detran RJ

Isso sim eu acho que todas as pessoas devem conhecer, pois o CNH do Detran RJ é nada mais do que a própria habilitação, e que antes de qualquer pessoa a tirar ela deve passar por exames que são fornecidos por ela para testar os novos motoristas e ver se são capazes de conduzir algum veículo.

CNH

Confira abaixo quais as coisas que precisa para tirar a sua habilitação:

  • ser maior de 18 anos;
  • saber ler e escrever;
  • possuir carteira de identidade ou equivalente;
  • possuir CPF próprio.

Sem contar também que a carteira de motorista é dividida em algumas classes, e cada uma delas permite que conduza um tipo diferente de veículo, e elas são as seguintes: A, B, C, D e E, então confira cada veículo que pode ser usado com cada uma das habilitações.

  • Categoria A: moto;
  • Categoria B: automóveis;
  • Categoria C: caminhão;
  • Categoria D: ônibus e vans;
  • Categoria E: Reúne as categoria B e C com unidades acopladas ou reboques e trailers.

Então estas são todas as categorias de habilitações na qual os motoristas podem tirar e se especializar, porém cada uma possui o seu preço, e pode variar muito dependendo da autoescola em que for a fazer.

Leave a Reply